badge
Agarrem-nos senão eu mato-me!!!: DAKAR

11 janeiro, 2007

 

DAKAR


Não escondo o meu fascínio pelo rally “DAKAR”, acompanho exaustivamente o dia-a-dia deste evento desde há muito tempo.

Nos últimos anos a quantidade de concorrentes portugueses na prova tem aumentado, e mais ainda desde que a inicio da prova é feita em Portugal!
E os desempenhos dos nossos representantes são no geral motivo satisfação!

As boas prestações Portuguesas no Dakar podem ter várias interpretações.
A primeira que me vem à ideia é a conhecida aptidão do português para passar muito tempo em sítios com areia e muito sol.

Estive também a informar-me e parece não haver brigadas de trânsito da GNR do deserto Africano.
Meus amigos, por cá com a “zagolina” ao preço do ouro e com radares a cada curva é o que se sabe. Imaginem agora o resultado de pôr um carro ou uma mota de competição na mão de um “tuga” e dizer-lhe: “durante os próximos 8000 km não há bófia e tens gajos de x em x km a dar gasolina!!!”

Então se levarem para a Mauritânia um piloto da Costa da Caparica, com as saudades que ele tem de andar em cima das dunas…é vê-lo atravessá-las como se não houvesse amanhã!

Já os pilotos do interior do país não são grande aposta…para eles nada daquilo é novo!
Se levarem um piloto do interior, o Dakar é mais ou menos igual à aventura que vive todos os anos em Agosto! Trata-se basicamente de atravessar montes e vales com o único pensamento de acabar a viagem na praia, e ir acampando pelo caminho e tomar banho poucas vezes.

Depois temos algumas equipas que revelam o verdadeiro espírito nacional.
Ou seja, pegar num jipe do tempo da guerra colonial com um presunto serrano, umas chouriças e um garrafão de vinho na “mala” e responder da seguinte maneira quando lhe perguntam se está confiante num bom resultado: “Havemos de lá chegar…devagarinho e com calma tudo se resolve!”

Quanto ao caso da nossa camionista Elisabete Jacinto, é mais complexo.
Eu vejo as coisas da seguinte maneira: O sonho da Elisabete é ser camionista, mas o “perfil” do camionista português não se enquadra no seu estilo (sobretudo nos dias em que faz a barba).
O Dakar é a única oportunidade que ela tem de conduzir durante 15 dias um camião e, ao contrário do que se passa na pátria mãe, poder parar num para comer e dormir sem dar de caras com uma casa de “alterne” e uma tasca que serve dobrada às 4 da manhã frequentada por gajos barrigudos de boné e T-shirt de manga cava!

Ps: em caso de falta de motivação de um qualquer piloto, se nada mais resultar, basta dizer-lhe assim: Viste aquilo??? Foste ultrapassado por um Espanhol e o gajo fez um sinal esquisito com o dedo do meio! …e depois saiam da frente!!!

Comments:
"Estive também a informar-me e parece não haver brigadas de trânsito da GNR do deserto Africano."
Uma pequena explicação, não há brigadas da GNR no deserto africano porque é muito dificil manter as "mines" fresquinhas.
E só mais uma pequena adenda:
"Quanto ao caso da nossa camionista Elisabete Jacinto, é mais complexo."
A razão da ída ao Dakar no ano passado deveu-se ao facto de, ao que parece, a Elisabete sofrer de fortes dores menstruais, e prometeram-lhe acesso livre ao Trifene 200, por 1 ano inteirinho :)
Beijinhos
 
Aí João, só tu pah.
Eu gosto muito do Dakar... e gostava de participar... mas tinha que ter um excelente co piloto, com o meu sentido de orientação... não me deixa aventurar :)
:)
Essa da Elisabete Jacinto... está do melhor :D
Beijito
 
Eu curto a valer o Dakar. Principalmente a parte do deserto da Mauritânia, na classe de camiões. lol
 
eu ca nao curto muito ver carros a andarem.. curto montes e os acidentes... lol... mas este ano quero ver o +prestação do 2 cavalos
 
hehe, por a caso, n m interexo mto =)
 
Hehehe
Genial...
agora... ultrapassado por um espanhol é que não...
cumrimentos
 
Gosto é de os ver patinarem na areia... e quando mandam o co-piloto ver se o farol de trás está funceminar e bazam? são danados pá brincadeira...
 
ah, não, isso nunca. Espanhóis à nossa frente? É abatê-los, sem dó nem piedade!
 
Também gosto muito do Dakar.
E gostei destas tuas conclusõs sobre os portugas :)
 
Realmente, vou começar a ver o Dakar com outros olhos!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?