badge
Agarrem-nos senão eu mato-me!!!: Saudosismo

19 fevereiro, 2007

 

Saudosismo


Eu sou um saudosista por natureza. Custa-me ver desaparecer as peças de decoração típicas do recheio das nossas casas.
Vai para 10 anos que não havia uma casa que não tivesse um Galo de Barcelos algures na cozinha (em cima do frigorífico era mato), agora mais depressa se vê uma escultura em madeira vendida em plena Praia da Rocha por um Nigeriano a 10 euros! Ter um galo é ser azeiteiro mas uma elefante em madeira é…”arte indígena de um lugar exótico, um exemplo de modernidade e bom gosto."

Mas eu tenho verdadeiramente saudades é dos cinzeiros!
Tudo o que entrava na casa de um Português corria elevados riscos de acabar a servir de cinzeiro!
Toda e qualquer casa Portuguesa deveria voltar ter uma casca de sapateira a fazer de recipiente para cinza e beatas! A malta comia sapateiras a granel só para poupar dinheiro em cinzeiros.
Se não for uma casca de sapateira pelo menos uma das conchas escolhida ao acaso do meio dos 12kg de cascalho que os miúdos recolheram na maré baixa lá “pelos algarves” durante o verão.

Na escola, no dia do Pai as criancinhas cortavam e pintavam latas de coca-cola para oferecer ao pai…um cinzeiro!
Dizia a professora: “O que foi pequenino, o teu pai não fuma??? Deixa lá não chores…fumas tu daqui a uns anitos. Já fica!”
Tenho saudades de entrar num restaurante e ter duas taças de barro das sobremesas geladas da Olá em cima da mesa…uma para os caroços das azeitonas e outra para a cinza!
A miudagem queria comer o “gelado do pinguim” mas os papás diziam: ”Come antes esta que é muito melhor…e depois a taça dá jeito lá em casa para servir de cinzeiro”

Abaixo o IKEA, e a mania das decorações, via as cascas de sapateira em particular, e em geral todo o tipo de aproveitamento do lixo! Quem disse que em Portugal não há tradição na arte de reciclar????
PS: No passado sábado dia 17 fez um ano que começou esta pouca vergonha!!! Na falta de um daqueles posts catitas com um bolo, velas e confetis, aproveito desta forma para assinalar a data. 1 ano e 116 disparates depois...AS MINHAS DESCULPAS!!!!

Comments:
a tradixao ja n eh o kera..ixii, hehe,lool
axo k n ha sitio + irritante pa s ir faxer compras do k o IKEA, ughh!
=)
bju
 
ah ah ah ah ah
Eu até tenho um Galo de Barcelos pequenino, que adoro e que não largo de maneira nenhuma!
 
olha, o blog fez anos no meu dia! parabéns!! é um bom blog, claro está!!!
 
Parabens :)
Mais um aniversário para comemorar no dia do Almoço :)
Beijinho

(Eu não tenho galo de barcelos. mas tenho uma garrafa de sangria em forma de toureiro, ainda não fui capaz de a deitar fora )
:D
 
Só tenho uma coisa a dizer...
Espero que esta pouca vergonha que é o teu blog, dure muitos mais anos, para que me possas continuar a divertir como até aqui.
Parabéns!!!
 
Ainda bem que gostas do Galo de Barcelos! Não posso ouvir falar mal da minha terra nem do Galo! Em minha casa sempre foi obrigatório ter o Galo na chaminé...

Continuação...
 
Estás desculpado.
Pelo que escreveste e pelo que ainda vais escrever
 
A minha mãe tinha um galo de barcelos gigante, de cerâmica, na cozinha... e acho que a minha avó e as minhas tias também...

Felizmente ficou por aí, nenhuma das gerações seguintes herdou o bom-gosto eheheheh
 
O galo de barcelos até é fixe, pior pior são mesmo os cães de loiça , o Marco Horácio que me desculpe lolol e eu até gosto de cães mas daqueles que ladram e mijam em cada esquina lol
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Parabéns atrasados!

E até parece que foi ainda ontem que aqui vim, pela Questão de Gaia...

Eu só posso dizer bem deste blog... afinal, foi este rapaz que me perguntou: "Para quando um blog da tua autoria?"

Continua com essa tua boa disposição. Não que hajam garantias que irás longe, mas vais decerto mais feliz, e nós também!
 
parabéns atrasados!!! que conte muitos posts e divertidos como sempre!

beijocas
(no outro dia ligaste-me, mas não ouvi o telele, sorry... ligo-te assim que tiver saldo, ok? bjs)
 
também existiam os galos que mudavam de cor com o tempo (ora rosa ora azul) e as loiças em forma de Couve portuguesa....
pessoalmente não tenho grandes saudades....

PS: homem, não te revoltes contra ti proprio!!!!!

bjo grande

Maçã de Junho
 
Desculpas? Não desculpo é se deixas de escrever disparates. Um abraçp.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?