badge
Agarrem-nos senão eu mato-me!!!: INSTRUÇÕES (ou post longo com longos “apartes” entre parêntesis que irritam profundamente o leitor e o fazem perder o fio à meada!)

05 junho, 2007

 

INSTRUÇÕES (ou post longo com longos “apartes” entre parêntesis que irritam profundamente o leitor e o fazem perder o fio à meada!)


Lembrar-se-ão com certeza os meus excelentíssimos e mui nobres leitores ( um miminho de vez em quando não faz mal nenhum, mas não se habituem mal…) de tempos já passados em que todo e qualquer produto importado não tinha manual de instruções em português.

Hoje em dia metade do problema está resolvido! Os manuais já vêm traduzidos em português, agora só faltem virem adaptados “para os portugueses”.

O povo português tem estranhos costumes pelo que um manual de instruções de qualquer objecto não tem particular utilidade pelo simples facto de vir traduzido na língua de Camões (aquele gajo zarolho responsável pela escrita do calhamaço com que gramámos no secundário).

Para o cidadão comum de um país civilizado o manual é fundamental antes de começar a operar com o equipamento adquirido. Na selva lusitana deu-se ao manual de instruções (caso não vá para o lixo juntamente com a embalagem e o talão da compra nos 1ºs 5 minutos) todo um novo conceito de utilidade que passo a exemplificar.

Vamos tomar o exemplo clássico do telemóvel acabadinho de comprar

Em 1º lugar há que eliminar os seguintes capítulos totalmente inúteis.
…a saber:
Apresentação do equipamento
Informações gerais de utilização
Procedimento para a 1ª utilização
Funções
Menus
Configuração
Acessórios


O manual para o português deve contemplar os seguintes conteúdos:

Introdução, (Com alteração do nome para “O QUE REALMENTE INTERESSA")
Comtemplados estão os seguintes conteúdos:
-COMO É QUE SE TIRA FOTOGRAFIAS COM ISTO.
-QUE JOGOS É QUE ISTO TEM?

O 1º capítulo deve passar a ser: “Resolução de problemas” com a seguinte nova designação: “JÁ FIZESTE MERDA NÃO FOI???”

Com os seguintes subtítulos:

a) Se por milagre ainda tens o comprovativo da compra e o certificado de garantia avança para o 2º capítulo.

b) Se já usaste a papelada para acender a fogueira, fazer aviões de papel, ou para a tua higiene pessoal….agarra-te ao pau! Ou queixa-te ao sindicato dos consumidores traídos pela sindroma da coniçe crónica.


2º Capítulo: “Precauções de segurança e condições de utilização”
renomeado para “Se para além de burro és curioso vamos lá então saber o que é que tu partiste!”

Problema:
-Querias abrir a tampa para colocar o cartão e ouviste um barulho estranho e a tampa não voltou a encaixar.

Conclusões:
Verifica meu grande otário se de cada lado da tampa tens uma pequena patilha de plástico.
Só tens uma? Procura a outra no chão. Podes ser que tenhas sorte…e supercola 3!
Não tens patilhas de plástico em nenhum dos dois lados??? ÉS UMA BESTA!


Problema:
A bateria não dura pouco e acaba de repente?


Conclusão:
Provavelmente o cão comeu a página do manual em que dizia que o 1º carregamento deve durar 12 horas. Acontece aos melhores…vai aos chineses e compra uma bateria nova por 5 euros. A caminho do “el corte chinês” aproveita e passa pela loja onde compraste o telefone e cumpre o que manda a tradição tuga da seguinte forma:

Entras com cara de “serial killer” e grunhes as seguintes sentenças:

-É sempre a mesma merda!
-Um telemóvel novo e já tá avariado!
-Quem é que me paga as horas de trabalho que perco para andar a tratar disto?
-Quero um telefone novo!
-Não me dão um telemóvel novo? EU O QUÊ??? MÁ UTILIZAÇÃO? VOU FAZER QUEIXA Á DECO! (Departamento de estudo dos Consumidores Otários)

-XULOS!!!!

Nota: Fundamental bater com a porta à saída.

Comments:
Tem piada que ainda hoje à hora de almoço estivemos a falar do assunto. O tuga só recorre ao manual de instruções em última instância! E depois ficam metade das capacidades do aparelho por descobrir:)
 
:):):):)
hilariante como de costume...
 
Ora mas eu serei estrangeira? Devoro sempre os manuais de instruções... embora os axe sempre incompletos
 
os manuais de instrução nada mais são que pesos mortos....só lá vamos mesmo em último caso....
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
lol !!
É bem verdade, acho que por ser normal não ter instruções em português adquirimos o "desenrrasca" e isto faz-me lembrar uma coisa que ja me aconteceu com um telemóvel novo!!
Ehehehehe

Claro que nem olhei para o manual e passei toda a minha lista de contactos do tele velho para o novo, quando estava a passar a segunda parte da lista ele pergunta "acrescentar ou substituir?" ora eu que no meu tele antigo acrescentar significava duplicar registos carrego no substituir... acontece que no tele novo o substituir é a lista completa e não os contactos repetidos...

E assim só para ser simpática e te dar razão perdi mais de metade da minha lista de contactos... o que também não é mau de todo porque depois so voltei a ter os números que interessam mesmo lol
 
O que é um manual de instruções?!?
 
Para que serve o manual de instruções?

Só depois uma hora de mexermos no aparelho e não conseguirmos fazer um caralho com ele é que dizemos: "olha, vê aí o que diz o manual?"

Bom post! Muita pinta!

Cumprimentos.
 
Já disse e continuo a repetir, eu sou uma verdadeira tuga.
Muitas vezes os manuais de instrução são arrumados sem nunca os abrir. Só em casos extremos é que me lembro que existem.

Ainda me lembro de um episódio que me aconteceu aqui há alguns anos.
O meu pai comprou uma TV nova, mas era mesmo o último modelo acabado de sair.
O meu pai não conseguiu ligar a TV, por ser tão avançada e o manual de instruções era mesmo uma m"$%&/.
Vai de chamar os homens para instalarem aquilo tudo, nem eles próprios sabiam mexer muito bem naquilo. Ficaram de voltar no dia seguinte.
Mas eu não esperei pelo dia seguinte, comecei a mexer aqui e ali, carregava num botão e noutro e ao fim de algum tempo tinha percebido o funcionamento daquilo. (devo ter um pouco de Sylar :p)
No dia seguinte já não foi preciso técnico nenhum.

Tudo isto para dizer, que quem é intuitivo não precisa de manuais para nada!! ;)
 
Muitos tugas não percebem patavina do que está escrito nos manuais de instruções. Por vezes fazia mais falta um manual em alentejano ou portuense do que em português!
 
Sabem onde vai ser a próxima aparição da Senhora de Fátima? Não percam a entrevista!

http://homemmau.blogspot.com/2007/06/grande-entrevista-senhora-de-ftima.html#links

Cumprimentos, João!
 
LOL assim até eu lia e mantinha os manuas d instrução além dos 5 minutos iniciais!
 
só quem já trabalhou no ramo das telecomunicações sabe o quanto dizes a verdade.....! ;o)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?