badge
Agarrem-nos senão eu mato-me!!!: Novos mendigos

24 setembro, 2007

 

Novos mendigos

Há situações que mais do que simples indignação, provocam raiva e deveriam provocar vergonha em certas pessoas.
Enquanto estamos a dormir, por este país fora há um grande numero de pessoas na sua maioria idosos de poucas posses que passam noites ao relento à porta dos centros de saúde ao seja ao frio seja á chuva, na tentativa desesperada de garantir vez para marcar uma consulta.


Na Marinha Grande, sempre que pouco após a meia noite passo junto ao centro de saúde e vejo já uma dezena ou mais de pessoas junto ao muro no exterior das instalações, nem sei descrever o que sinto… por vezes no Inverno, com o carro a acusar 1 ou 2 graus lá fora, ou com a chuva a bater violenta no vidro eles lá estão, abrigados como podem na espera interminável que só o amanhecer poderá dizer se foi ou não em vão.
Os responsáveis do centro de saúde proibiram a permanência de pessoas junto á porta antes da hora da abertura, agora espera-se uns metros mais acima, do lado de cá do muro, na berma da estrada. Proibiram talvez porque é incómodo para os senhores doutores chegar ao serviço e ver esta nova classe de mendigos a dormitar sentados no cimento, cobertos com mantas. Proibiram como quem espanta um cão vadio do hall de entrada do prédio.


Passará por ventura na cabeça do senhor ministro da saúde que uma pessoa que seja, passe a noite em claro, na rua, doente, por outra qualquer razão que não seja o desespero e a necessidade extrema de ter cuidados de saúde?
Estas pessoas querem muitas vezes apenas 5 minutos para trazer a receita dos medicamentos que lhes são vitais, muitos deles já estão a dever essa receita na farmácia, porque ontem não conseguiram falar com o médico…porque não foram suficientemente cedo mendigar. Porque o sistema os obriga à humilhação de pedir "fiado" na farmácia.


Terão culpa das suas reformas mal chegarem para sobreviver quanto mais pagar uma consulta privada? Terão culpa que um país onde a contribuição fiscal é das mais pesadas do mundo civilizado, não seja capaz de lhes prestar os serviços mínimos de saúde exigíveis? Terão culpa de ter chegado aos 60, 70, 80 ou mais anos sem ter ainda morrido?


…o meu avô está lá agora. Está lá porque desta vez a minha avó mal se consegue levantar da cama para fazer ela mesma a peregrinação da praxe. Está lá porque ela precisa! Já só faltam 3 horas para as 8! Já estive lá com ele, agora vou ali ver se a minha avó precisa de alguma coisa.


PS:
Sei que não disse nada que muitos de vocês não saibam já, mas mais que um desabafo, é a consciência de que não podemos acomodar-nos a isto. A vergonha tem de ser mostrada, tem de se falar nela, pois a verdade escondida acaba sempre esquecida. Um dia destes somos nós que lá estaremos…vamos deixar?

Comments:
É como dizes, a maior parte de nós já passou por isso. Eu tenho sorte, o máximo que me aconteceu, foi ter que ir para a porta do Centro de Saúde às sete da manhã.
E o problema é que não vemos luz ao fundo do túnel :(
 
... no coments...
 
ooh :( que triste... não sabia que isso acontecia!
 
pois isso é mt deprimente, dá-m imensa pena ver essas pessoas a espera, é k se fossem jovens era uma coisa, mas sao pessoas ja xeias de limitaçoes, um absurdo!!
 
Ainda nao tinha visto o video... muito bonito =)

E só fazes é bem, em passar Franz Ferdinand eheh.
 
as melhoras da tua Avó.

abração
 
É triste, é só o que me ocorre dizer... Os pilares de um estado assentam na Justiça, Saúde e Educação... Curiosamente, são os grandes problemas do nosso país... E na saúde, era tão fácil resolver os problemas, começa tudo com a bondade...

Cumprimentos.
 
Infelizmente o nosso pais caminha num sentido muito mau e sempre com tendência a piorar. Hoje em dia uma pessoa sem seguro de saúde tá lixada e cada vez parece pior.
Essas pessoas que proibiram a permanência de pessoas junto à porta antes da hora da abertura seguem um lema muito fácil hoje em dia, que é fechar os olhos`ao problema em vez de fazer alguma coisa para o resolver, é muito triste mas é a sociedade que temos. Nem quero pensar o que seria do meu avo se não fosse a minha mãe.
Mais triste ainda é quando a própria família abandona os idosos nos hospitais... já ouvi vários enfermeiros e medico com essas historias. É revoltante!!
As melhoras para a tua avó :*
 
Dissete tudo!Apontaste a ferida que muito disfarçam não ver.

bjinho
 
Porra!

O que foi que tu disseste?

(exactamente, o teu blog também serve para isso, mostrar o errado que teima conviver com o conformismo)
 
Olá,

Já todos sabemos como é, pois não será caso único por aí. No entanto, quem de responsabilidade insiste em fazer ouvidos moucos e olhos cegos.

É a vergonha.

Cabe-nos a todos divulgar-mos essas situações, esperando que um dia acabem.

abraços
 
Finalmente acabou-se a verificação de palavras...
Obrigada :)
Qnt ao post...Não podia estar mais de acordo
 
OIiiiiiiiiii!!!! Tá tudo bem com vc????Sumiste!!!!! Ou estás a me evitar???????

Mandei um e-mail,mas até agora não respondestes!!!!!! Beijos!!!!
 
man.. é uma merda eu sei..
é o país k temos..
felizmente ou infelizmente o futuro é nosso. cabe-nos a nós mudá-lo!
Será que há jovens que se importam com isso? Muitos deles querem é a roupinha nova e o resto que se foda.. têm tudo.. essesmetem nojo!!
No que me diz respeito, qualquer merda.. qualquer manifesto.. conta cmg..!!
é preciso fazer alguma coisa pelo nosso mundo. não há ideais, maneiras, filosofias próprias... ou melhor.. não há sociedade. Não há respeito!
é preciso mudar esta merda!!!
 
ja ag.. as mellhoras p tua avó man ;)
abraço!
 
mymind, mesmo que fossem jovens... o problema aqui é a causa e a politica que faz com que isto aconteça! o que falei é apenas a triste e vergonhosa consequencia.

Ninguém em qualquer idade devia passar por isto...
 
A todos... obrigado pelas palavras de apoio, quanto á minha avó, as coisas ainda não estão resolvidas, mas estão mais estáveis e se tudo correr bem vai voltar do Hospital em breve pronta para outra! ;)
 
Sara, o abandono dos idosos, nos H. é simplesmente desumano e repugnante... mas não é muito melhor, os filhos que têm possibilidades económicas par isso, pagarem um lar de 3ª idade e dimplesmente deixarem até de os visitar...estão a pagar muitas vezes uma sala de espera para a morte... por muito bom que seja esse lar, a família jamais pode deixar de aparecer...visitar, da carinho. Sobretudo mostrar gratidão para com aqueles que em tempos trabalharam para nos sustentar... amanhã seremos nós e vamos querer o carinho dos nossos filhos e netos!
 
Che, isso c****lho! Dá-lhes com força! ;)

Nós tabém somos culpados porque dizemos sempre mal de tudo, queixamo-nos, mas acabamos sempre por nos conformar e não fazer nada! é esse conformismo que tem de acabar... temos de querer sempre mais e melhor!

abraço!
 
parabéns pelo post
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?